A Fábrica de fiação do "Rio Vizela" é uma das mais antigas de Portugal. Com mais de 150 anos de história, foi no início do século XX, considerada a segunda maior fábrica de tecidos da Europa, empregando mais de 1500 trabalhadores.
Á cerca de uma década declarou falência, deixando no desemprego dezenas de homens e mulheres que tinham dedicado toda a sua vida áquela fábrica. Mas à cerca de 15 anos que o futuro da fábrica já se adivinhava. A pouco e pouco algumas filiais da empresa, sediadas também no concelho de Santo Tirso e Guimarães, foram fechando. Outras vendidas. Na fábrica "mãe" os mais velhos eram "convidados" a sair, reformando-se mais cedo. Poucos anos depois a grandiosa fábrica de tecidos encerrava...o Vale do Ave enfrentava mais uma crise.
O país enfrenta a crise de 2009...no Vale do Ave a crise já se faz sentir desde a década de 90. A cada ano que passa mais empresas têxteis fecham as portas. Poucas são as que ainda resistem...muito poucas.
Já falámos com o trabalhador que iremos acompanhar na visita à fábrica. Já temos autorização para filmar no local. Agora resta ´pôr mãos à obra´. As férias de páscoa estão aí e será impossível reunirmo-nos nesta próxima semana. Mas daqui a duas semanas esperámos já ter a reportagem pronta.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)